Compartilhe esta notícia

Ações / Direitos humanos

Vídeo sobre o Programa Diálogos Comunitários retrata ações realizadas em 2016 e 2017

Vídeo sobre o Programa Diálogos Comunitários retrata ações realizadas em 2016 e 2017

Em consonância com a missão institucional do Ministério Público de promover a justiça, defender a democracia e servir à sociedade, surgiu o Programa Diálogos Comunitários . O Programa busca aproximar a população e o sistema de justiça, prezando por uma atuação resolutiva extrajudicial que tem como horizonte ético a transformação da realidade social e a concretização dos direitos fundamentais.

Em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e com o apoio da Fundação Ford, o Ministério Público de Minas Gerais tem, por meio do Diálogos Comunitários, mediado conflitos coletivos relacionados aos direitos à cidade e à moradia digna, intervindo, por exemplo, em ocupações urbanas e em comunidades não regularizadas ou que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao longo de 2016 e 2017, o Diálogos contou também com a consultoria técnica da Associação Imagem Comunitária e da Associação Arquitetas Sem Fronteiras.

Ao identificar as causas e demandas coletivas que mais afligem as comunidades, o Programa tem construído soluções pautadas na participação popular, prestando assessoria técnica, psicossocial e jurídica, e endereçando, quando necessário, as demandas ao Poder Judiciário e ao Executivo Municipal, com o devido acompanhamento dos desdobramentos dos conflitos.

Além disso, o Programa Diálogos investe em ações educativas, promovendo capacitações como o curso Promotoras Populares de Defesa Comunitária, que, em 2017, formou cerca de 90 mulheres, com o intuito de potencializar e criar redes de defesa de direitos nos territórios.

Espera-se que o Programa Diálogos Comunitários elabore e sistematize estratégias resolutivas para o exercício do apoio comunitário que inspirem o trabalho de Promotores de Justiça em todo estado de Minas Gerais, tornando o Ministério Público uma instituição que caminhe, de maneira cada vez mais efetiva, ao encontro dos interesses sociais e dos valores constitucionais que o regem.

Confira as principais ações executadas pelo Programa Diálogos Comunitários no ano de 2017:

Compartilhe esta notícia

Foto de perfil de Programa Diálogos Comunitários
O Programa Diálogos Comunitários tem o objetivo de apoiar a atuação resolutiva do MPMG, especialmente nas ações de promoção e defesa do direito à cidade e moradia, buscando viabilizar e incentivar a participação popular na resolução consensual e democrática de conflitos coletivos, evitando-se a judicialização.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML

X