Compartilhe esta notícia

Ações / Apoio Comunitário

Diálogos Comunitários na Vila da Conquista

Diálogos Comunitários na Vila da Conquista

 

A equipe do Programa Diálogos Comunitários, a Promotora de Justiça Janaína de Andrade Dauro, da 18ª Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos,  e Apoio Comunitário de Belo Horizonte, o geólogo Carlos Von Sperling e a Assessoria Jurídica do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram, no dia 06 de setembro de 2018, visita técnica na comunidade e bairro Vila da Conquista.

Localizada na região oeste de Belo Horizonte, a Vila da Conquista conta com inúmeras famílias habitando um terreno que durante anos não cumpria sua função social e era utilizado para depósito irregular de lixo e entulho.

Em conversa com os moradores, foi relatado que, antes de efetivar a ocupação do terreno, realizou-se um mutirão para a limpeza da área, o que beneficiou toda a região. A responsável pela direção da Creche local afirmou que com a limpeza do terreno, o número de insetos e roedores diminuiu enormemente.

Hoje em dia a Vila constitui-se como espaço organizado, construído e estruturado de forma coletiva, com moradias consolidadas e famílias que lutam por seus direitos fundamentais.

Durante a visita, a equipe constatou ainda a existência de inúmeras residências de alvenaria e outras em construção. 

A ocupação Vila da Conquista enfrenta um processo judicial e a liminar deferindo a reintegração de posse encontra-se suspensa desde 11 de outubro de 2017, sendo o processo acompanhado pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e Apoio Comunitário da capital.

Compartilhe esta notícia

Foto de perfil de Programa Diálogos Comunitários
O Programa Diálogos Comunitários tem o objetivo de apoiar a atuação resolutiva do MPMG, especialmente nas ações de promoção e defesa do direito à cidade e moradia, buscando viabilizar e incentivar a participação popular na resolução consensual e democrática de conflitos coletivos, evitando-se a judicialização.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML

X