Apoio Comunitário

Quer conhecer melhor o Diálogos Comunitários?

Confira algumas das principais ações que marcaram o desenvolvimento do Programa.

Momento 1 – Março de 2016 a Junho de 2017

Durante o primeiro momento do  Diálogos Comunitários, cinco comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Belo Horizonte participaram do Programa : Aglomerado da Serra, Conjunto Taquaril, bairro Ribeiro de Abreu, Vila Cemig e Pedreira Prado Lopes. Clique aqui para saber as ações mais relevantes executadas no período.

Momento 2 – Junho de 2017 a Dezembro de 2017

A partir de junho de 2017, foram adotadas novas estratégias para a prestação de apoio comunitário. O Programa se voltou, então, ao atendimento, em âmbito institucional, de grupos que chegavam até a equipe técnica, solicitando apoio do Diálogos Comunitários para a resolução de seus conflitos coletivos. Assim, o apoio comunitário prestado pelo Programa acontecia, principalmente, por meio do encaminhamento dos casos atendidos para promotorias de Justiça do MPMG ou da interlocução entre o grupo envolvido no conflito e os órgãos públicos municipais competentes.

Além disso, a equipe também passou a realizar técnicas em ocupações urbanas, produzindo relatórios de caráter jurídico, urbanístico e/ou psicossocial para auxiliar a atuação de promotores de Justiça do MPMG. Clique aqui para conhecer as principais ações realizadas no período.

Momento 3 – Janeiro de 2018 – atual

Atualmente, o Diálogos  presta apoio operacional às promotorias de Justiça do MPMG no que diz respeito à resolução de conflitos coletivos urbanos relacionados ao direito à cidade e, especialmente, à moradia. Nesse momento, estão sendo priorizados os conflitos com caráter de urgência já instaurados na 18ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Apoio Comunitário, Conflitos Agrários e Fiscalização da Atividade Policial da Capital.

X