Compartilhe esta notícia

Ações / Direitos humanos

Programa Diálogos presta apoio comunitário a ocupações urbanas

Programa Diálogos presta apoio comunitário a ocupações urbanas

Buscando efetivar o direito à cidade, recentemente o Programa Diálogos prestou apoio a três comunidades envolvidas em conflitos possessórios urbanos. Foram atendidos pelo Programa moradores da Rua Domingos Rocha no Bairro Nova Suíça, da ocupação Candeeiros no bairro Nova Gameleira, bem como da ocupação Vila Nova no bairro Jaqueline.

De acordo com a assessora técnica Maria do Rosário Carneiro a visita à Rua Domingos Rocha se deu no último 19/02 em resposta à solicitação da promotoria de Direitos Humanos da Capital, a fim de averiguar se as famílias haviam sido notificadas, ou não, pela prefeitura de Belo Horizonte sobre possível saída do local. Dezenas de famílias relataram viver há décadas no território, algumas há mais de 40 anos, e os moradores afirmam não terem recebido notificação de retirada. As averiguações foram encaminhadas à Promotoria para orientar os procedimentos acerca do conflito.

Já no dia 08/03, moradores da ocupação Candeeiros visitaram a sede do Diálogos Comunitários, no intuito de construírem com a equipe um instrumento de cadastro das famílias. O encontro também aconteceu no âmbito da cooperação do Diálogos Comunitários com a Promotoria de Direitos Humanos da Capital, resultando na aplicação do cadastro pela comissão da comunidade e entrega dos dados à Promotoria.

Por sua vez, no dia 16/03, foi realizada uma reunião com representantes da ocupação Vila Nova, para tratar do cadastro dos moradores que está em curso e reafirmar o apoio prestado pelo Diálogos diante da ação de reintegração de posse enfrentada pela comunidade. O cadastro visa contribuir com o processo organizacional local e instruir os procedimentos administrativos e judiciais nos quais os moradores estão envolvidos. Desde o último ano, o Diálogos acompanha a ocupação Vila Nova, realizando ações de aproximação entre os moradores e o Ministério Público, assim como de fortalecimento dos processos  autogestionários. 

O Programa Diálogos Comunitários é executado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAO Direitos Humanos, e pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. O Diálogos atende comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou em situação de negação, violação e/ou ameaça de direitos fundamentais e sociais, buscando ampliar a participação popular na resolução de conflitos coletivos urbanos relacionados ao direito à cidade, especialmente ao direito à moradia (seja pela via judicial ou extrajudicial).

Compartilhe esta notícia

Foto de perfil de Programa Diálogos Comunitários
O Programa Diálogos Comunitários tem o objetivo de apoiar a atuação resolutiva do MPMG, especialmente nas ações de promoção e defesa do direito à cidade e moradia, buscando viabilizar e incentivar a participação popular na resolução consensual e democrática de conflitos coletivos, evitando-se a judicialização.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML

X