Compartilhe esta notícia

Direitos humanos / Mulheres

Projeto busca valorizar diversidade artístico-cultural no Aglomerado da Serra

Projeto busca valorizar diversidade artístico-cultural no Aglomerado da Serra

Iniciativa liderada por promotoras populares de defesa comunitária pretende mapear expressões culturais e afetivas do território, fortalecendo os laços de pertencimento entre moradores.

O “Circuito Serra: Transitando na Quebrada” planeja conhecer e dar visibilidade à pluralidade de histórias, expressões culturais e afetivas no/do Aglomerado da Serra. Construído de forma colaborativa com grupos artístico-culturais da comunidade, o projeto prevê, em maio, a realização de dez oficinas temáticas que discutam com adolescentes, jovens e adultos a realidade local, a fim de (re) conhecer e valorizar suas práticas.

Além dos encontros formativos, a iniciativa busca potencializar os trabalhos pedagógicos do Aglomerado, por meio da produção coletiva de um guia cultural que será doado aos grupos participantes e a todas as bibliotecas de escolas, associações e outros equipamentos da comunidade.

Até o momento, participam do projeto os grupos Morro Encena, Capoeira Origem Lá da Favelinha, Movimento Seu Vizinho, Spyce Dance, Cia dos Anjos, Grupo Identidade, Projeto Itamar, Banda Desajustados, Breaking das Quebradas. Demais interessados podem se inscrever, até 30 de abril, por meio do formulário: https://goo.gl/forms/JyCUbHliDtssF4yf1

O projeto é liderado pelas promotoras populares de defesa comunitária Cristiane Pereira, Luísa Nonato e Patrícia Prudencini, e apoiado financeira e tecnicamente pelo Programa Diálogos Comunitários, por meio do edital PPDC em Ação da Cáritas Brasileira – Regional MG, lançado com o objetivo de fortalecer a defesa dos direitos humanos nas comunidades em que promotoras populares residem e atuam.

Conheça, nas imagens, os grupos participantes até o momento:

 

Compartilhe esta notícia

Foto de perfil de Programa Diálogos Comunitários
O Programa Diálogos Comunitários tem o objetivo de apoiar a atuação resolutiva do MPMG, especialmente nas ações de promoção e defesa do direito à cidade e moradia, buscando viabilizar e incentivar a participação popular na resolução consensual e democrática de conflitos coletivos, evitando-se a judicialização.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML

X