Na última quinta feira do mês de abril, participantes da I e II edição do Curso Promotoras Populares de Defesa Comunitária (PPDC) se reuniram na Associação Mineira do Ministério Público para planejar a Feira de Talentos. Participaram do encontro formativo assessoras técnicas do Programa Diálogos Comunitários – Cáritas Regional Minas Gerais e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Apoio Comunitário e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público de Minas Gerias (CAO-DH).
A proposta da feira surgiu no ano passado, por sugestão das próprias promotoras populares. Em 2018, a promotora popular Simone Miranda apresentou um projeto inicial ao grupo e a ideia passou a integrar o plano de ações da rede PPDC. Foram definidas comissões que trabalharão nos eixos de logística; curadoria; metodologia; e comunicação da feira. As propostas das comissões serão discutidas e avaliadas pelo coletivo composto por todas as promotoras populares que desejarem se engajar nesta construção.
A Feira de Talentos é uma oportunidade de geração de renda, valorização do trabalho e dos talentos das mulheres lideranças. Além desses aspectos positivos, a feira das PPDC visa ser um espaço de politização e aprendizado, por isso será definido um tema relacionado à luta das mulheres para pautar e orientar a programação da atividade. Essa é uma forma de “aprender fazendo”, que foi bem avaliada pelas mulheres que estiveram presentes no encontro.
Algumas das promotoras já possuem experiência na realização de eventos, outras nunca tiveram a oportunidade de se envolver em atividades do gênero. A expectativa é que juntas e colaborativamente possam ensinar, aprender, valorizar o trabalho umas das outras e reconhecer mutuamente seus talentos, que envolvem a confecção de produtos e prestação de serviços, mas vai muito além disso, contemplando dimensões da ação comunitária e da luta cotidiana por efetivação de direitos.