A equipe do Programa Diálogos Comunitários participou na sexta-feira, 20 de setembro de 2018, de reunião realizada pela Promotora de Justiça Janaína Dauro, da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário de Belo Horizonte, com representantes da Ocupação Candeeiros.
Localizada no bairro Nova Gameleira, região oeste de Belo Horizonte, a Ocupação conta com inúmeras famílias habitando um terreno que durante anos não cumpria sua função social e era utilizado para depósito irregular de lixo e entulho.
A reunião teve como objetivo dialogar com representantes da comunidade buscando compreender os atuais desafios enfrentados pela Ocupação, que há nos anos luta pelo direito à moradia digna.
Durante o encontro, foi realizado ainda um repasse das ações desenvolvidas pela Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, que promove o acompanhamento minucioso do processo de reintegração de posse que tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e articula com a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG e com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA o fornecimento adequado de energia elétrica, água e esgoto para a comunidade.
O trabalho do Projeto Diálogos Comunitários na Ocupação Candeeiros iniciou-se em março de 2018, com a realização de inúmeras atividades pela equipe técnica, em parceria com os representantes da ocupação. Dentre as atuações, destaca-se a construção coletiva de um formulário para o cadastro das famílias e a elaboração do vídeo “Ocupação Candeeiros” que trata do processo de constituição e a resistência coletiva em torno do direito à moradia digna na comunidade.