Promotoras Populares de Defesa Comunitária em Ação

Para incentivar a articulação, mobilização e proatividade das Promotoras Populares de Defesa Comunitária, elaboramos o projeto  Promotoras Populares de Defesa Comunitária em Ação. Este projeto, atualmente em desenvolvimento, tem como objetivo principal viabilizar, por meio de apoio técnico e financeiro, iniciativas coletivas de mulheres formadas pelas duas primeiras edições do Curso Promotoras Populares de Defesa Comunitária, que sejam voltadas à promoção ou à defesa de direitos fundamentais.

Nesse sentido, publicamos o EDITAL PPDC 01-2017 – Chamamento de projetos na área de defesa comunitária para seleção e premiação de dois projetos de intervenção comunitária.

A fim de contribuir à superação de problemas sociais estruturais que afetam as comunidades onde as referidas mulheres são referências, foram priorizadas as propostas interventivas que apresentavam potencial para aumentar a efetividade de políticas públicas, considerando três eixos:

  1.  moradia e mobilização comunitária;
  2. educação e cultura;
  3. segurança pública.

Em dezembro de 2017, foi divulgado o resultado da seleção, revelando os dois projetos de intervenção comunitária premiados, que serão desenvolvidos de fevereiro a julho de 2018.

Conheça os dois projetos aprovados:

Circuito SERRA: transitando na quebrada (Aglomerado da Serra/Belo Horizonte)

Com a proposta de valorizar e (res) significar o território e as manifestações artísticas e culturais do Aglomerado da Serra, o projeto busca efetivar o direito à cultura e ao lazer dos/as moradores/as e fortalecer a identidade dos grupos culturais por meio do estímulo às atividades culturais nas vilas que compõem o Aglomerado, colaborando para que os/as jovens possam olhar para suas realidades de forma mais crítica.

De acordo com Luísa Nonato, a ação é inovadora na comunidade e foi motivada pelo carinho que ela e as outras idealizadoras da proposta têm pelo trabalho dos grupos culturais do Aglomerado. “Temos consciência de que esse projeto pode ser muito potente e já estamos pensando em outras formas de conseguir recursos para que ele funcione ainda com mais estrutura. Vamos precisar de muito apoio técnico, pois é a primeira vez que a maioria de nós executamos um projeto. Toda ajuda, seja ela voluntária ou não, é muito bem-vinda”, considera.

Proposta de logo do “Circuito Serra: Transitando na Quebrada”

Projeto Casa Acolher para Mulheres (Morro das Pedras/Belo Horizonte)

Voltado ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade no Morro das Pedras e proximidades, o projeto busca promover a autonomia e a inclusão econômica, social e cultural de mulheres, prestando, durante a sua execução, assessoria jurídica e atendimento psicológico às vítimas de violência doméstica.

ATUALIZAÇÃO: Em 10 de março de 2018, as promotoras populares de defesa comunitária proponentes do projeto “Casa Acolher para Mulheres” desistiram de receber o recurso previsto no Edital PPDC 01/2017.

Proposta de logo da “Casa Acolher”

X