Aglomerado da Serra

O Aglomerado da Serra é o maior conjunto de favelas da capital mineira e o 2° maior conjunto de favelas da América Latina (Costa, 2011). Situado na encosta da Serra do Curral,  região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra faz limite com os terrenos da Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia) e do Parque das Mangabeiras, assim como com os bairros Paraíso, Santa Efigênia, São Lucas e Serra.

Imagem: ASCOM/Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

O Aglomerado foi formado com a migração e a ocupação do espaço por pessoas vindas do interior do estado e é composta por um conjunto de seis vilas e favelas (Marçola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Novo São Lucas e Santana do Cafezal). Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a população estimada do Aglomerado da Serra é de 46.086 pessoas, distribuídas em 13.462 moradias que abrangem uma área de 1.470.483 m².

Conheça abaixo algumas das ações do Diálogos Comunitários no Aglomerado:

Pocim Vivo 

Uso coletivo e temporário do terreno Pocim (área verde remanescente da intervenção do programa Vila Viva) concedido por meio do Programa Adote o Verde da PBH. Clique aqui e leia mais.

Busão da Comunidade 

Criação de nova linha de ônibus a partir de parceria com o movimento Tarifa Zero. Clique aqui e leia mais.

X