Rede Mobilizadora do Ribeiro de Abreu e Adjacências

A criação da Rede Mobilizadora do Ribeiro de Abreu e Adjacências, uma iniciativa dos próprios membros da comunidade, foi um passo importante para fomentar a autogestão comunitária de conflitos coletivos locais. A Rede foi criada a partir de reuniões realizadas por ocasião do desenvolvimento do PDC no bairro, em que foram criados Grupos de Trabalho por lideranças comunitárias, atores institucionais e outros moradores para elaborar estratégias resolutivas para problemas relacionados ao meio ambiente, à segurança pública e à cultura.

Dentre os diversos atores institucionais que formam a Rede, estão: o Centro de Saúde MG 20, o Centro de Saúde Conjunto Ribeiro de Abreu, a Ong Corrente do Bem, o Conselho Comunitário Unidos do Ribeiro de Abreu (Comupra), a Escola Estadual Margarida de Melo Prado, a Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu, a Escola Municipal Secretário Humberto Almeida (EMSHA), o Programa Fica Vivo, a Guarda Municipal, o Programa Mediação de Conflitos, o Movimento Comunitário do Bairro Antônio Ribeiro de Abreu (Mocobara), a Polícia Militar e o Quilombo Mangueiras.

Dentre as atividades realizadas por iniciativa da Rede, destacamos duas. Em novembro de 2016, a Rede promoveu a Caminhada pela Paz, da qual participaram o Centro de Saúde MG 20 e quatro escolas municipais da região. Ao som de instrumentos musicais tocados por jovens moradores do bairro, a ação buscou valorizar os equipamentos públicos locais e chamar atenção para falta de segurança vivenciada pelos moradores. A atividade culminou na realização de um grafite nos muros da Escola Integrada da EMSHA, realizada em parceria com os oficineiros do Programa Fica Vivo.

Em março de 2017, com apoio do Sesc Rua de Lazer e do PDC, a Rede realizou o “1º Evento da Rede Mobilizadora do Ribeiro de Abreu e Adjacências” para apresentar à comunidade os seus parceiros, na Escola Municipal Secretário Humberto Almeida. Na oportunidade, a Polícia Civil esteve presente e participou do evento, emitindo documentos de identidade para os moradores. A Polícia Militar, por sua vez, também se fez presente e contribuiu à realização do evento, levando uma banda musical e animais empalhados para compor uma exposição cultural.

X