Taquaril

Localizado na região leste, o Conjunto Taquaril é o segundo aglomerado mais populoso da capital mineira. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Taquaril se formou na década de 1980, com a ocupação de áreas inadequadas à construção de loteamentos populares, que se situam entre a saída de Belo Horizonte e o município de Sabará. Atualmente vivem no local mais de 26 mil pessoas, em aproximadamente 6.200 domicílios, nos 12 setores dentro dos limites da capital, e cerca de sete mil outros moradores em dois setores que pertencem a Sabará.

A comunidade surgiu por meio de um movimento, liderado pelo Centro de Ação Comunitária Vera Cruz, em prol da liberação e destinação, para a população cujo direito à moradia estava sendo violado, das terras denominadas à época de Castanheiras, as quais pertenciam à extinta Codeurb – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais. Após a Prefeitura autorizar a ocupação, os próprios moradores iniciaram a construção do bairro, contando especialmente com a força das mulheres.

Desde o surgimento do Conjunto Taquaril, não houve planejamento urbanístico, o que gerou sucessivas ocupações de áreas verdes e de preservação ambiental, margens de córregos, talvegues, ravinas, terrenos de altíssima declividade e de risco geológico. Em razão das péssimas condições de moradia e da complexidade e gravidade dos problemas provocados pela ocupação desordenada do Conjunto, em 1995 foi realizada a contratação de um Plano Diretor para elaborar um diagnóstico da realidade local e apontar diretrizes e propostas de atuação para reestruturação do Taquaril.

Imagem: Prefeitura de Belo Horizonte

Conheça abaixo algumas das ações do Diálogos Comunitários no Conjunto Taquaril

Audiência Pública Taquaril

Realização de Audiência Pública para debater melhorias para as condições de vida na comunidade, principalmente em seus aspectos urbanísticos e socioterritoriais.  Clique aqui e leia mais.

Biblioteca Comunitária 

Apoio à construção de uma biblioteca comunitária na Casa do Hip Hop. Clique aqui e leia mais.

Parceria entre a Casa do Hip Hop e o Educafro Minas

Apoio à criação de uma unidade de cursinho pré-vestibular no Conjunto Taquaril. Clique aqui e leia mais.

Projeto Vidas com Arte 

Enfrentamento à violência doméstica com o apoio da arte e da cultura. Clique aqui e leia mais.

 

X