Biblioteca Comunitária – Conjunto Taquaril

Ao longo das reuniões realizadas pelo Grupo de Trabalho Lazer e Cultura de Paz, formado por jovens moradores e “rappers” do Conjunto Taquaril a partir da participação no Programa Diálogos Comunitários, deu-se início ao planejamento para construção de uma biblioteca comunitária no final do primeiro semestre de 2017. Junto a arquitetos da ASF, a associação que prestou consultoria técnica ao Programa em 2016 e 2017, este grupo de moradores planejou construir a biblioteca numa sala da Casa do Hip Hop.

A Casa do Hip Hop, localizada na Rua Joaquim Teixeira dos Anjos, no Conjunto Taquaril, foi idealizada pelo Rapper Blitz e tem por objetivo promover a cultura na comunidade. Atualmente, o espaço conta com oficinas esportivas, musicais e artísticas gratuitas voltadas, principalmente, aos jovens moradores do Conjunto. Para conhecer melhor a Casa do Hip Hop, visite a sua página no Facebook.

A partir de convite realizado pela equipe do Diálogos, também contribuíram à construção dessa biblioteca comunitária membros da Diretoria de Ação Cultural Regionalizada da Fundação Municipal de Cultura da PBH, que compartilharam seus conhecimentos sobre gestão de bibliotecas com os moradores e doaram livros diversos à Casa do Hip Hop.

A biblioteca foi consolidada em janeiro de 2018. Construída pelos próprios moradores da comunidade, ela conta com prateleiras feitas à base de caixotes e puffs feitos à base de pneus. Além disso, o espaço já conta com um regulamento para o funcionamento da biblioteca, considerando o recebimento, o cadastro, a manutenção e o empréstimo de livros. Atualmente já se planeja ampliar a biblioteca, construindo novas prateleiras, tendo em vista a grande quantidade de livros já arrecadados por meio de doações.

X